Como faço para tirar passaporte?

Todo mundo ama viajar e muitas garotas sonham em conhecer o exterior... New York e London é a capital desses sonhos, certo? But, sabiam que pra isso acontecer, ainda tem um processo longo? Tirar passaporte, marcar entrevista para tirar visto, e tirar o visto! É gente, viajar pro exterior não é entrar apenas no site do decolar e comprar um pacote. Tem muitos outros fatores importantíssimos para tudo isso acontecer! E outra coisa, é sempre bom você ter um passaporte, vai que de repente você ganha uma promoção?

Resolvi fazer um post sobre esses processos, justamente pra entenderem o que é preciso fazer antes de comprarem suas passagens. Antes, quero agradecer o meu amor, por me ajudar a fazer esse post (ele morou 1 ano nos EUA, e conhece esse processo melhor que eu hehehe). Outra, é que ano que vem -se tudo der certo- estarei embarcando em NY! Ueba!!!! 

Bem, como estou começando esse meu processo de tirar passaporte, correr atrás de dinheiro pra pagar esse tanto de coisas e etc, hoje vou só apresentar como faz para retirá-lo. Tiro o meu, no mês que vem, e pode deixar que vou registrar tudo aqui pra vocês!

1° Passo. Antes de tudo é preciso entrar no site da Policia Federal (nessa página) e preencher o formulário eletrônico disponibilizado no site. Você também precisa estar com todos os seus documentos em mãos. Acesse esse link e cadastre seus documentos.

2° Passo. Depois que solicitar seu passaporte, você receberá um número de protocolo de atendimento e um boleto para o pagamento do GRU (Guia de recolhimento da União). E sim, você paga para fazer um passaporte, o valor é +/- 156 reais.

3° Passo. O sistema realizará um agendamento com data e o local (o que você requiriu no cadastro dos dados) para comparecer. Preste atenção na hora de preencher seus documentos, lá você pode escolher os lugares mais próximos para você.

4° Passo. No dia, e horário agendado, compareça com seus documentos originais, o protocolo da solicitação e o boleto que comprova o pagamento do GRU. Eles irão recolher digitais dos dez dedos e vão tirar sua foto. 

5° Passo. Você receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte - demora no máximo seis dias úteis- É preciso retirá-lo pessoalmente, com os documentos de identidade. 
ps: se não for buscado em um prazo de 90 dias, o passaporte será cancelado. 

Curiosidades:
* Vou retirar meu passaporte só mês que vem, porque não moro com meu pai e ele não está morando em São Paulo, no caso, se você for menor de idade, precisa da autorização/assinatura dos dois. No meu caso, escolhi esperar a maior idade para fazer esse processo, se fosse esperar pelo meu pai, demoraria horrores e o processo é beeeem mais lento. 
* Depois de solicitar o passaporte, é preciso agendar a data aonde vai tirar a foto, digitais e etc. Vale lembrar que demora até encontrar uma vaga disponível. Você pode ter a sorte de conseguir vaga de alguma desistência, como pode demorar até no máximo uns 3 meses, até conseguir. 
* O passaporte tem validade de 5 anos.
* Depois que o passaporte vencer, você precisa fazer a renovação. É o mesmo processo e o mesmo preço. 

Curtiram? Que já tem passaporte? E quem vai tirar?

2 comentários :

  1. Esse foi o post que mais me ajudou,
    amoo a cada dia mais o De repente dezoito <3
    amoo voces meninas perfeitas.

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia, ler um comentário desse! Que lindo! Obrigada<3

    ResponderExcluir

Dê sua opinião aqui! Estamos louca pra saber o que achou da postagem! E ah, obrigada por comentar <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...