Sobre família, educação e tecnologia

O avanço da tecnologia hoje, é uma coisa absurda. Todos tem acesso a internet em qualquer lugar do mundo. Se isso é bom? Isso é ótimo não é? Essa geração que o diga! Somos marcados pela tecnologia e pela informação rápida e "mastigada". No entanto, já parou pra pensar nos futuros "problemas" que isso pode causar?

Um dia desses, fui dar um passeio no shopping JK Iguatemi aqui em São Paulo, e como uma boa observadora, olho para tudo, o tempo todo. Numa dessas olhadas me deparei com uma cena que me deixou encafifada. Duas mulheres adultas e duas crianças, mas ou menos entre 4 e 6 anos de idade. As mulheres, estavam conversando entre elas, com seus Ipads em mãos. Do outro lado da mesa, as crianças, cada uma com seu tablet/Ipad.

Essa cena, pode ser vista como uma coisa normal, principalmente por pessoas do "mesmo nível" que essas senhoras, e por qualquer outra pessoa que esteja habituada a isso. Mas, pra mim, não. Não me refiro as mulheres com seus Ipads, e sim, as CRIANÇAS, com seus Ipads. Tecnologia é bom, mas, para uma criança de quatro anos também?

Você pode até responder que sim para esta pergunta, mas pense comigo: Computador, meio que vicia não é? Imagina uma criança de quatro anos, vivendo "presa" á uma máquina do que interagindo com outras crianças, ou preferindo brincar nos jogos onlines, do que reunir as amigas -e bonecas- do bairro para o famoso chá de bonecas? Imagina, ela daqui uns 5 anos, ficando doente porque tirou nota baixa na escola e os pais tiraram o computador dela?

Esse assunto pode até ser mal visto, mas olhe por esse lado. Vai querer seu -futuro- filho/sobrinho/irmão/primo dependente de computador?

Nós, podemos dizer com toda a certeza, que somos dependentes desse objeto hoje. Seja no trabalho, seja na faculdade, seja para distrações. Então, imagina como o mundo vai estar daqui a alguns anos? Quando você estiver casada e com filhos?

Tecnologia demais para crianças nessa faixa só prejudicam o seu desenvolvimento. E por mais que acham precoce, essa minha opinião, levem em consideração. Seja um irmão, um sobrinho, um primo. Eduquem, não deem tudo de mão beijada, criança precisa, desde pequena criar caráter, criar raízes. Elas precisam ver, como ter as coisas não é tão fácil quanto elas pensam. Tudo requer um baita esforço. E vocês podem ajudar nisso.


5 comentários :

  1. Nossa, Deborah, amei seu texto. Ontem mesmo fui até a pizzaria com minha família e com uns amigos dos meus pais, que também possuem dois filhos pequenos, um com 7 anos e outro com 9. Os dois já tem tablet (cada um!) e não desgrudavam dele, nem pra comer. Como você disse, a tecnologia ajuda, mas é preciso moderar com isso, pra não perder partes importantes da vida ou ser adiantado demais.

    Isa
    www.deliriosdegarota.com

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Isa! Esse assunto é bem complicadinho, mas é a verdade. Precisei falar porque fiquei indignada com a cena que vi! Que bom que entendeu o texto! Beijos meninas <3

    ResponderExcluir
  3. É um pensamento bem antigo esse, mas eu concordo com você. Lugar de criança é no parquinho se sujando, e não em casa brincando no computador!
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  4. É antigo, mas é o mais correto! O mundo hoje, ta de ponta cabeça. E, por mais que seja nossa "era" de computador não quero que meus filhos, tenham essa vida de "só computador"

    ResponderExcluir

Dê sua opinião aqui! Estamos louca pra saber o que achou da postagem! E ah, obrigada por comentar <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...