Alerta: Pense no Futuro!

Oi gentchy! Alguém por aqui já terminou o Ensino Médio? E quem ainda está no Ensino Médio? Pois bem, hoje vim dar uma dicas básicas pra quem já terminou, e pra quem ainda vai terminar.

Eu terminei os estudos no ano passado. Sai da escola sem nem saber o que me aguardava nos próximos anos, sem saber o que cursar, aonde cursar, ou o que fazer. Foi uma das piores coisas que eu fiz na vida! E como eu quero que vocês não cometam os mesmos erros que eu, elaborei umas dicas, básicas, mas muito valiosas para ajudar vocês e espero que anotem ou guardem tudo o que eu falar.


Na infância nós repetimos várias profissões que queremos pro futuro, e tudo isso muda de acordo com o dia. Um dia eu acordei querendo ser estilista, no meu aniversário ganhei uma boneca que vinha com vários acessórios de médico e, no dia seguinte, acordei querendo ser pediatra. Mudei de profissão - no pensamento- várias, e várias vezes. E isso é super normal nessa idade. Quando enfim, chegamos no Ensino Médio, ou até mesmo antes disso, várias pessoas te perguntem o que você vai fazer, que profissão quer seguir etc. Existem pessoas que já respondem de primeira, e outras que -como eu- sempre dizia: Ainda não sei.


A minha primeira dica é: Não espere chegar o terceiro ano pra decidir que profissão seguir. Gente, a vida ta aí, não dá pra você fica o dia inteiro no facebook ou no twitter, fofocando, postando fotos ou jogando conversa fora. É hora de abrir os olhos e ver que a vida de pré-adulta não é fácil, exige MUITA ralação. Então, se esse ano vocês estão entrando no primeiro ano/segundo/terceiro, tire um tempo pra pensar e pesquisar sobre carreira. Pegue uma agenda, ou um caderninho, anote tudo o que gosta de fazer, no que trabalharia com vontade, e o que almeja. Entre na internet, procura profissões relacionadas com sua demanda, sua vontade. O Guia do Estudante é um ótimo site para tirar várias dúvidas e saber o que cada profissão faz, o período que o curso dura e até o salário inicial para cada profissão. Outro site que pode ajudá-los é o Guia de Carreiras UOL.


Segunda: Sempre tem uma matéria que você gosta mais, um professor com que se identifica mais etc. Normalmente esses professores sempre são um canal pra você "seguir". Eles já passaram por esse mesmo problema, e tenho certeza que eles tem dicas valiosíssimas para dar. Procurem conversar com eles  sobre seus gostos, sobre o que eles acham interessante fazer pra você alcançar os objetivos, e o que eles acham da profissão que você quer. Juro, que vocês não vão se arrepender! Sempre tive um canal direto com alguns dos meus professores, e eles me ajudaram e incentivaram MUITO. 


Terceira: Estejam sempre atentos para os prós e contras, dos cursos escolhidos. De Imediato, você pode ter listado vários, conforme for pesquisando e sabendo mais sobre tal curso você você vai riscando os que não estão de acordo com o que você quer. Por exemplo, se você quer cursar Moda porque gosta de fazer compras, fazer suas próprias roupas e babar nos looks baphos de Serena e Blair Waldolf, repense! Como Gi Ferrarezi disse uma vez, muitas meninas entram no curso com esse intuito e acabam se arrependendo profundamente depois. 


Espero, do fundo do coração ter ajudado, e que vocês possam seguir as dicas, e não terminar o Ensino Médio como eu terminei. Se tiverem mais alguma dica para dar, estarei respondendo tudo pelos comentários, ou pelo e-mail de contato do blog, é só ir em "contato" na aba lá em cima, e preencher o formulário.

2 comentários :

  1. Eu segui tantas dicas, pensei tanto quando estava no segundo ano, no terceiro quase morri... JUREI que queria fazer comunicação social, mas na hora de fazer a inscrição dei pra trás. Fiquei indecisa por um bom tempo, mas decidi fazer direito! Não sei se vou gostar, se combina comigo, mas só vou descobrir quando começar a estudar que infelizmente é só no proximo semestre...

    http://www.wishstorevs.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sei como é isso! Eu estava decidida a cursar Moda e dei pra trás, pensamos que essa fase de vida é fácil, mas a complicação já aparece no "que profissão seguir". Também não adianta escolher uma profissão correndo e jogar dinheiro fora depois. Espero que não se arrependa! Boa Sorte! E ah, obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião aqui! Estamos louca pra saber o que achou da postagem! E ah, obrigada por comentar <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...